close button

publicidade
Aaron Sorkin

5 Vezes que Aaron Sorkin retratou personalidades reais em seus filmes

Com experiência no teatro, cinema e televisão, Aaron Sorkin possui trabalhos reconhecidos, tendo em seu currículo prêmios incluem Oscar, Emmy, Globo de Ouro e Bafta.

Sua carreira começou na década de 80 e ele pode se orgulhar de ser hoje um dos roteiristas de maior renome, seja trabalhando sozinho ou em colaboração com outros. Vale destacar sua parceria de 10 anos ao lado de Thomas Schlamme. Sua experiência no teatro, tv e cinema também contribuíram para melhorar cada vez mais seus textos.

De lá para cá, o roteirista acumulou experiências. Mas Aaron Sorkin não esconde sua preferência por escrever dramas em que foca em personalidades reais. O diretor novaiorquino já escreveu roteiros que retratavam políticos, empresários e personalidades reais. E esses são algumas produções que merecem sem vistas:

A Rede Social (2010)

A Rede Social Aaron Sorkin
A Rede Social. Disponível: Prime Video

Dirigido por David Fincher, A Rede Social retrata a ascensão do jovem Mark Zuckerberg, co-criador do facebook, passando por suas dificuldades até se tornar um dos maiores empresários do século. No elenco, Jesse Eisenberg como Mark Zuckerberg, Andrew Garfield e Justin Timberlake, dentre outros.

Baseado no relato de Ben Merich, o drama retrata como um jovem nerd e estudante da Harvard consegue criar, desenvolver e lançar para o mundo uma rede social (que mudou a forma de como as pessoas se relacionam. E a questão principal: o motivo pelo qual ele foi criado. Por seu trabalho, Sorkin recebeu o Oscar de melhor roteiro adaptado por The Social Networt (2011).

Steve Jobs (2015)

Steve Jobs Aaron Sorkin
Steve Jobs. Disponível: Netflix

Baseado no livro de Walter Isaacson, dessa vez o roteirista adaptou a história de outro gigante no mundo da tecnologia: Steve Jobs. Além de Michael Fassbender no papel principal, o filme conta também com a presença de Kate Winslet, Seth Rogen e Michael Stuhlbarg.

Após lançar seu primeiro computador em 1984, Jobs desenvolveu não só uma tecnologia, mas também revolucionou a forma de vendas e marketing de uma das maiores marcas do mundo.

No filme biográfico, há um enfoque nas dificuldades familiares e de como foi difícil para Jobs conciliar uma carreira de absoluto sucesso com a vida pessoal. Neste filme percebemos uma característica bem marcante nas obras de Sorkin, que são seus diálogos rápidos e certeiros, fruto de sua experiência no teatro e tv.

A Grande Jogada (2017)

A Grande Jogada Aaron Sorkin
A Grande Jogada. Disponível: HBO Max

Jessica Chastain foi a protagonista de A Grande Jogada, que lhe rendeu indicações ao Globo de Ouro e ao Critics’ Choice Movie Awards de Melhor Atriz. No filme, dirigido pelo próprio Sorkin e lançado em 2017 ela é Molly Bloom, uma atleta que, após sofrer um sério acidente de esqui, abandona o esporte e passa a trabalhar em um clube de poker.

Lá, milionários, atletas e celebridades realizam apostas altas. O roteirista preferiu focar nas três fases da vida da personagem, evitando maiores dilemas como seu envolvimento com mafiosos e pessoas poderosas.

Molly também começou a fazer fortuna, chegando a faturar US$ 7,5 mil de gorjetas por dia de trabalho. Inteligente e astuta, Bloom conseguiu se destacar em um mundo dominado pelos homens, mas acabou pagando caro por isso. Baseado no best seller escrito pela própria Molly Bloom, este e outros filmes sobre poker podem ser encontradas em plataformas de streaming.

Os 7 de Chicago (2020)

Os 7 de Chicago
Os 7 de Chicago. Disponível: Netflix

O drama Os 7 de Chicago traz às telas o julgamento real de um grupo de ativistas acusados de incitação à protestos contra a Guerra do Vietnã. Passado em 1968, conta no elenco com nomes de peso como Sacha Baron Cohen, Jeremy Strong e Eddie Redmayne.

O grupo de jovens era contra a guerra do Vietnã e conseguiram juntar esforços para um grande protesto. Com a confusão instaurada, o grupo foi preso e julgados de conspiração contra o governo.

O evento com grande repercussão na época teve um destaque em boa parte do filme, onde Sorkin usou bastante de imagens de flashbacks para que nenhuma parte da história fosse esquecida. O filme pode ser conferido na Netflix.

Apresentando os Ricardos (2022)

Apresentando os Ricardos
Apresentando os Ricardos. Disponível: Prime Video

Apresentando os Ricardos foi a mais recente produção assinada e dirigida por Aaron Sorkin. Disponível na Amazon, a obra mostra uma semana na vida do casal Lucille Ball e Desi Arnaz. O programa estrelado pelo casal, ” I Love Lucy”, foi o de maior sucesso de público numa época em que a tv começava a dominar os meios de comunicação.

A decisão de focar em uma semana elenca alguns problemas apontados por alguns fãs, mas que não tiram o brilho da obra: no curto período de filme, a obra aborda os problemas políticos enfrentados por Luci, sua gravidez, a tentativa de manter o casamento, e as dificuldades com elenco e no set.

Mesmo assim, é um deleite ver em tela personagens reais como Luci e Desi sendo interpretados por grandes atores como Nicole Kidman e Javier Bardem. E uma verdadeira volta no tempo.

Postagens Relacionadas