De certo, podemos dizer que Batman já está superfaturado de tantas versões que temos no cinemas desse herói. De certo podemos até mesmo se perguntar se ele ainda tem relevância na industria, e realmente, se pararmos pra pensar, tem espaço e relevância, porque cada versão, cada filme, cada ator, cada diretor que assume o papel de trazer esses heróis para a tela, capta uma versão diferente deles. E The Batman, agora vivido pelo Robert Pattinson com a direção de Matt Reeves explorou uma versão do Homem-Morcego que faltava nas grandes telas.
Um Batman detetive
Diferente dos filmes solos que estamos acostumados, onde apresenta a origem do herói e como ele saiu de seu lugar comum para ser o grande herói salvador da pátria, aqui em The Batman, temos um Bruce que já está na ativa como Batman a pelo menos dois anos, e que está começando a ser reconhecido pelo povo de Gotham e que já é amigo de Gordon. Nada de introduzir, apenas apresenta a trama.
O Batman de Pattinson não é só um cara rico brinquedos e que desce a porrada nos caras malvados, aqui ele é apresentado como um homem muito inteligente, perspicaz e de mente aguçada. Diferente dos outros Batman’s que já vimos no cinema, aqui a pega sombria é explorada em um longo clima de investigação num estilo Criminal Minds onde Bruce, é o chefe de investigação, numa corrida para deter um psicopata.
The Batman em um ritmo diferente
Não espere um ritmo como os filmes da Marvel, rápidos, divertidos e cheios de alívios comicos. The Batman não é nada disso. É um filme lento, com uma trama complexa, muitos personagens sendo apresentados e explorados, e um jogo de charadas e perseguição realmente intenso. Você vai sentir cada uma das 2h55 do filme. Ele é longo e com uma pegada muito mais lenta, mas sempre te mantendo ligado, pois a cada momento, uma nova pista, ou alguma coisa acontece que te prende a trama.
Em The Batman, Gothan está em período eleitoral, com o frenesi das campanhas, o atual prefeito e candidato ao próximo mandato é assassinado. Na cena do crime uma carta é direcionada ao Batman. Gordon então, junto ao vigilante começa uma caçada ao assassino, que vem espalhando pistas na internet, e nas próximas cenas de crimes. Em meio as suas investigações, ele conhece Selina, a garota esquiva de sete vidas que acaba por ajudar ele na resolução desses crimes.
Pela primeira vez em todos esses anos e com várias versões do vigilante noturno, que nenhum vilão rouba a cena. Durante todos as quase três horas de duração, o foco permance no Batman. Isso é realmente um grande feito, pois os vilões sempre acabavam por se destacar, seja o Coringa, o Pinguin, e até mesmo Diana Prince já tirou o foco do cavaleiro das trevas.
Um filme artístico
The Batman é mais um filme do universo de heróis que prova que dá pra falar de super-heróis e ainda fazer algo bélissimo artisticamente. Junto com Coringa (2019) e Eternos (2021) The Batamn definitivamente é um dos filmes mais belos de super-heróis já feito.
Seja pela fotografia e iluminação – com a pós-edição que faz com que cada frame seja um quadro único a ser pindurado na parede, com os tons puxados para o mais quente, e o grande uso do vermelho e do laranja. Seja pela trilha sonora marcante, que casa perfeitamente com o clima do filme, e entrega também os sentimentos dos personagens. É fenomenal como as qualidades tecnicas desse filme são geniais.
Mas além de qualidades técnicas, Robert Pattinson entrega tudo vivendo Batman. E essa autora nem está sendo parcial, Pattinson realmente entregou tudo. Ele realmente adentrou no personagem, entregando uma versão de Bruce Wayne / Batman que realmente é convencível de que ele nasceu pra viver o personagem. E a química que transborda em tela com a Zöe Kravitz é deliciosa de ver. Quem acompanhou o relacionamento de Bruce e Selina nos quadrinhos vão realmente amar ver como os dois estão em tela nesse filme.
The Batman é um filme que junta elementos que ninguém esperaria que funcionassem juntos, mas que aqui brilham e se harmonizam e faz com que o filme seja incrível. É um filme de super-herói, com um roteiro brilhante que junta esse mundo fantástico, com uma pegada realista, seguindo um caminho mais investigativo, com uma fotografia e trilha sonora digna de Oscar, e com atuações brilhantes que colocam eles em destaque como as melhores versões dos heróis até o momento. É uma grande obra de arte, que vai surpreender a todos pela grande qualidade de produção que nos foi entregue.